Live #25: Cuidado com o golpe da prova de vida
A prova de vida por muitos nos tem sido um motivo de suspensão de benefícios previdenciários, por ausência de sua prática.
Nada mais é do que um atestado realizado pelo próprio segurado de que ele está vivo, de forma que está usufruindo do benefício que lhe foi concedido. Isso é importante para a Previdência, para evitar fraudes.
Porém, a partir da integração dos serviços governamentais que se utilizam do mesmo sistema de acesso, pelo gov, a prova de vida acaba sendo realizada de maneira automática. Ou seja, a competência para sua realização é do próprio INSS, por meio de verificação de acessos, transações bancárias, votação, vacinação, dentre outros.
Infelizmente diante do temor de ter o benefício cortado, bandidos se valeram dessa vulnerabilidade e receio dos beneficiários, aplicando golpes por telefone, prejudicando os beneficiários. Por isso, o vídeo de hoje, transcrito abaixo, visa alertar os segurados quanto ao golpe da prova de vida.
Capítulos
[00:40] Golpes
[00:50] Prova de vida
[01:20] Como funciona prova de vida
[02:00] Cuidado com os golpes
[02:50] O INSS não faz ligações
[03:40] Mantenha cadastro atualizado
[05:35] Em caso de dúvida ligue no 135
Transcrição: Prova de vida
Infelizmente tem chegado ao nosso conhecimento e conhecimento de todos os escritórios de advocacia que atuam na área previdenciária, que o número de golpes realizados com o nome do INSS por criminosos se utilizando da Previdência Social tem aumentado drasticamente no Brasil. Principalmente os golpes realizados contra idosos contra aposentados pensionistas ou aquelas pessoas que recebem o BPC, o famoso e popularmente conhecido como LOAS.
Os golpes eles são das mais variadas formas como, por exemplos criminosos entram em contato com os segurados da Previdência Social dizendo que é necessário realizar uma prova de vida.
A prova de vida nada mais é que instrumento realizado pelo INSS e esse instrumento existe a fim de comprovar que benefício de longa data que o segurado ou o beneficiário ainda esteja vivo. Esse de fato é instrumento utilizado pela Previdência Social. Ocorre que desde 2023 o INSS tem mudado pouco essa política da prova de vida.
Hoje é competência do INSS comprovar e agir a fim de determinar que o segurado ou beneficiário esteja vivo. Então o INSS hoje se utiliza de uma gama gigante de banco de dados, como passaporte, vacinação, transações bancárias, enfim o INSS se utiliza de todo esse arcabouço de informações do governo a fim de saber se esse segurado está vivo, se esse segurado está ativo e já regulariza sem nenhuma ação do segurado da Previdência Social.
Porém, esse nome prova de vida é nome que todo mundo conhece idosos segurados beneficiários e os bandidos os criminosos têm se utilizado dessa prerrogativa a fim de entrar em contato e aplicar golpes. E como eu disse no começo do vídeo a criatividade desses criminosos são das mais variáveis e imensas possíveis. Eles ligam pra esses idosos, solicitam dados bancários, solicitam fotos muitas vezes a fim de se fazer empréstimos, a fim de se mudar o pagamento de aposentadorias, buscando ter os dados desses idosos, enfim pra cometer crimes e fraudes bancários.
O importante nesse vídeo é a gente criar aqui uma alerta, principalmente aos idosos, que recebem a sua aposentadoria pela Previdência Social. O INSS não liga solicitando dados. O INSS, os servidores do INSS não ligam para os segurados pedindo dados CPF, pedindo foto pedindo principalmente dados bancários isso não existe. A Previdência Social não entra em contato ativo para solicitar informações. Mas a grande pergunta é como fugir desses golpes? Como me proteger eu segurado? Ou como proteger a minha mãe, a minha avó, meu avô desses golpes da Previdência Social.
Primeiro, o INSS não entra em contato, pra solicitar dados. O INSS pode entrar em contato com o segurado a fim de solicitar a prova de vida, e ponto. Os cadastros, as informações cadastrais dos segurados da Previdência Social, só têm dois caminhos, o telefone 135 ou o “Meu INSS”.
E aqui já vai mais uma dica extremamente os dados cadastrais atualizados como e-mail telefone endereço principalmente a fim de que se o INSS precisar fazer uma comunicação oficial ele vai fazer através dos seus dados atualizados. Então a dica é muito simples. Sempre que houver alguma dúvida, quando o INSS entra em contato solicitando algumas informações, não passe informações principalmente informações bancárias e logo em seguida entre em contato no 135 ou no meu INSS a fim de confirmar aquelas informações.
É fato de que a prova de vida não tem nenhum motivo para criar desespero ansiedade não o INSS hoje se utiliza de uma forma ativa a fim de se buscar essa informação se o segurado está vivo ou não.
Encerramento
Se houver algum comunicado basta ir a uma agência bancária ou pessoalmente numa agência do INSS e realizar de maneira simples ali a comprovação de que você está vivo. Então não passe informação evite cair no golpe infelizmente aqui no nosso escritório a gente tem tido inúmeras reclamações e histórias das mais variáveis possíveis de pessoas que infelizmente caíram em golpes de criminosos solicitando dados e eles são muito persuasivos, não é uma questão de se criticar quem cai nesses golpes, porque eles são persuasivos eles são criativos.
A maneira segura de se sair dessas situações é ligar três cinco, confirmar diretamente com a Previdência Social, e principalmente, ter acesso ao Meu INSS a fim de se confirmar que essa solicitação do INSS é real, e ela é efetiva essa solicitação do INSS é real e ela é efetiva.
A gente pede para as que se você quer saber mais sobre informações sobre a Previdência Social, sobre os seus direitos previdenciários é importante que vocês nos sigam que vocês nos sigam nas nossas redes sociais e sempre que for possível deixe a sua dúvida aqui abaixo que nós teremos satisfação em criar conteúdo sobre o seu interesse.
Forte abraço e até próximo vídeo!