Saberalei
aposentadoria proporcional forma de cálculo e regra de transição

Aposentadoria Proporcional Forma de Cálculo e Regra de Transição

Quando ocorreu a reforma previdenciária com a Emenda Constitucional número 20/1998, foi extinta a aposentadoria por tempo de serviço, bem como a figura da aposentadoria proporcional, para ser implementada a aposentadoria por tempo de contribuição.

Para quem iniciou no Regime Previdenciário após 1998, não pode mais obter o benefício de aposentadoria proporcional, pois este benefício foi extinto com a reforma previdenciária.

Sabemos que atualmente para obter o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição é necessário possuir 35 anos de contribuição para homem, e 30 anos de contribuição para mulher, não sendo exigido idade mínima para obtenção do benefício, mas apenas e tão somente o tempo mínimo de contribuição exigido.

Para os segurados já inscritos no Regime Geral de Previdência Social antes da Emenda Constitucional 20/1998, é possível obter o benefício de aposentadoria com renda mensal proporcional, desde que cumpra três requisitos:

  • Idade de 53 anos para homem e 48 anos para mulher;
  • Tempo de contribuição: 30 anos para homem e 25 anos para mulher;
  • Período adicional de contribuição equivalente à 40% do tempo que faltava até 16/12/1998, para atingir os 30 ou 25 anos de contribuição. Esse período é chamado de pedágio.

Como exemplo podemos mencionar um trabalhador do sexo masculino que na data da promulgação da Emenda Constitucional número 20/1998, possuía 25 anos de contribuição.

Neste exemplo o trabalhador não poderá mais se aposentar quando completar os 30 anos de contribuição, sendo possível obter o benefício proporcional, desde que cumpra o pedágio da seguinte forma:

  1. 30 anos de contribuição;
  2. Pedágio de 40% do tempo que faltava em 16/12/1998 para completar os 30 anos, ou seja, 40% de 5 anos = 2 anos. Assim, este trabalhador poderia se aposentar com valor proporcional com 32 anos de contribuição;
  3. 53 anos de idade, sendo este trabalhador homem.

Preenchido os três requisitos, o cálculo do benefício proporcional é feito exatamente como no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição, sobre 80% da média dos maiores salários-de-contribuição desde 07/94, multiplicado pelo fator previdenciário. Após encontrar a média, o valor será multiplicado pelo coeficiente de cálculo de 70% do salário de benefício, acrescido de 5% para cada ano que superar o limite mínimo de tempo de contribuição com o pedágio.

 

Waldemar Ramos Junior

Advogado, palestrante, professor, atua nas seguintes áreas do direito: Previdenciário, Trabalhista, Cível e Família. Possui livros publicados e artigos divulgados em revistas especializadas.

  • AIRTON MESSIAS

    FATOR PREVIDENCIARIO. ONDE EU ENCONTRO ESTA TABELA E COMO É CALCULADA?

  • Rose

    tenho 48 anos e 25 de contribuição ainda tenho que pagar pedagio para conseguir me aposentar pela proporcional ? e quanto seria esse pedagio ?

  • ISAURA CRISTINA CESAR MATIAS

    tenho 55 anos de idade e 26 de contribuição, posso aposentar?

    • Isaura, o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição exige 30 anos de contribuição, independente da idade.

      Já a aposentadoria por idade, exige 15 anos, no mínimo, de contribuição, porém, neste caso é necessário possuir 60 anos de idade.

    • Miraci Severo Vieira

      Se for trabalhadora rural e comprovar essa condição com a documentação hábil, pode se aposentar Isaura.

  • Victor Fernandes

    A pessoa não pode se aposentar por tempo de contribuição proporcional e depois de um tempo, cumprida a carência para a integral, pedir conversão de um tipo de aposentadoria para outra?

  • MARCELO COUTINHO

    Tenho 53 anos e 31 anos de contribuição . Segundo a regra teria q contribuir mais 4 anos. A minha duvida é: O Pedagio será descontado do beneficio ou a pessoa terá realmente q trabalhar os anos faltantes?

  • ola!
    tenho 53 anos e 35 de continbuição.
    posso requerer aposentadoria?
    quanto será o meu beneficio

    • Miraci Severo Vieira

      Se tens 35 anos de contribuição deves requerer a aposentadoria por tempo de contribuição já. Para esta forma de aposentadoria não importa a idade. A idade minima de 53 anos, é requisito apenas para a aposentadoria proporcional, cujo benefício é menor. Será feito um cálculo com base em 80% dos seus salários de contribuição para estabelecer o valor do seu benefício.

  • Jorge Machado Louzeiro

    Comecei a trabalhar em março de 1980 , até 1998 são 18 anos de contribuição , ainda posso me aposentar pela regra de 30 anos? Não entendi bem os 40% , tenho 53 anos , de 1980 , quando comecei a trabalhar , até hoje , 2015 , só fiquei 1 ano e 5 meses parado , sem carteira assinada .

  • silvania martins

    tenho 44 anos de idade contribuo com a previdencia desde meus 14 anos de idade trabalhando como domesstica e hoje vendedora ,o que tenho de direito

    • Silvania, você está coberta pela Previdência Social na hipótese de permanecer trabalhando e contribuindo. São vários os benefícios que você tem direito, incluindo: Aposentadoria por Idade, Auxílio-Doença, Aposentadoria por Invalidez, Auxílio-Acidente, etc.

      Porém, para obter direito ao benefício, necessário que preencha alguns requisitos. Por exemplo, a mulher deve ter 30 anos de contribuição para aposentadoria por tempo de contribuição e 15 anos de contribuição + 60 anos para a aposentadoria por idade.

  • Silvio

    Miraci boa tarde.. Uma duvida apenas… Cumprido os 35 anos (idade 51 anos), o melhor é pedir imediatamente a aposentadoria, ou aguardar mais alguns anos (trabalhando), para reduzir o fator previdenciario?…Existe algum simulador para conferir isso? Grato..Silvio

  • Mariana Nunes

    Bom dia, gostaria de saber se existe alguma jurisprudencia, entendimento que seja a favor da nao aplicação do fator previdenciario no calculo de aposentadoria proporciaonal?

    • Boa tarde Mariana. No portal JusBrasil ou no Google você consegue encontrar, porém, já está sedimentado o entendimento de que a aplicação do fator previdenciário é “legal”.

      Existe a possibilidade de ingressar com a ação, porém, não há garantias de que você conseguirá afastar o fator do cálculo do benefício proporcional.

  • Alexandre Ferreira Rafael

    Bom dia meu pai tem 59 anos e 34 anos e 2 meses de contribuição, ele pode solicitar aposentadoria continuar trabalhando por 10 meses e pedir revisão para pegar o valor integral?
    Se

    • Bom dia Alexandre. Como faltam apenas 10 meses, recomendo que o seu pai aguarde para obter o benefício integral, pois uma ação judicial é somente para casos em que faltam mais meses para obter o benefício ou quando este período seja mais vantajoso do que aguardar o benefício integral. Não é o caso do seu pai.

      • Alexandre Ferreira Rafael

        Obrigado pela resposta dr, hj ele passou por perícia ele tem 9 meses de afastamento pois operou do câncer na próstata, foi informado pela períta q esse tempo que ele ficou na csixa vai contar como contribuição e que só faltam 2 meses para aposentadoria dele, essa informação procede?

  • Junior Alves

    Bom dia, tenho um tio que tem 57 anos de idade e 27 de contribuição, ele já faz jus ao direito da aposentadoria proporcional? Ou seria melhor ele esperar atingir 35 anos de contribuição?

  • adileusa

    tenho 48 anos com 28 trabalhado pago o inss, e 02 anos em uma empresa sem registro nao recolheu o inss ( 2008 a 2010), como fica minha aposentadoria com estas novas regras??? Obrigado

    • @adileusa:disqus na hipótese das novas regras serem aprovadas você será atingida pela fase de transição. Acompanhe o nosso site que vamos disponibilizar em breve artigos sobre a reforma da previdência.

      Em relação a empresa que não realizou o pagamento das contribuições, você deve ingressar com ação judicial, porém, para uma orientação adequada, somente analisando todos os seus documentos.

  • Vitor Mainente

    Boa tarde,
    Aqui é Vitor, meu pai se aposentou com 51 anos de idade e 35 anos de previdência…
    Já fazem 5 anos que está aposentado e continua trabalhando.
    Gostaria de saber se ele pode pedir a revisão da aposentadoria.
    Muito obrigado

    • @vitormainente:disqus o STF negou o pedido de desaposentação, dessa forma, atualmente não é possível requerer revisão ou novo benefício com a inclusão das contribuições realizadas após a aposentadoria.

  • JORGE LUIZ

    Grato pelas dicas,
    tenho 27 anos ininterruptos de contribuição
    Desses 12 anos de periculosidade.
    Minha idade é de 45 anos.
    Posso me aposentar tão cedo com 32 anos de contribuição?

    • @disqus_iHa3RCUpMw:disqus atualmente a aposentadoria por tempo de contribuição exige 35 anos pagos para concessão do benefício. Com a conversão do seu período especial você indicou que gera o tempo de 32 anos. Para saber se é possível obter o benefício proporcional, sugiro que realize uma simulação no site do INSS. No menu vídeos do nosso site disponibilizamos vídeos esclarecendo como você faz essa simulação.

      Na hipótese de você necessitar de uma análise individualizada e mais detalhada, pode acessar essa página: http://bit.ly/2g2eEb6

    • Prezado @disqus_iHa3RCUpMw:disqus somente analisando os seus documentos e realizando uma simulação com enquadramento do período periculoso/especial é que se torna viável lhe passar uma orientação adequada. Nesse link você pode realizar uma simulação, porém, não é possível fazer com o enquadramento das atividades especiais: http://bit.ly/1FKoxke

      Disponibilizamos do serviço de consultoria, se você necessitar de uma orientação ou análise específica, acesse essa página: http://bit.ly/2g2eEb6

  • Vanessa S. Feliciano

    Meu marido tem 57 anos e 23 anos e 6 meses de contribuição. O que deve fazer para me aposentar?

    • @vanessasfeliciano:disqus o seu esposo deve continuar contribuindo ao INSS até completar 35 anos de contribuição para obter a aposentadoria por tempo de contribuição. Na hipótese da PEC 287 ser aprovada, seu esposo só vai conseguir obter a aposentadoria aos 65 anos de idade.

  • Fulvia

    Boa tarde, tenho 58 anos e pouco mais de 12 anos de contribuição no Brasil e 8 anos de contribuição em Portugal.
    A Segurança Social emite uma declaração dos anos contribuídos em Portugal, já verifiquei.
    Como e quando posso pedir aposentadoria no Brasil? Poderá ser proporcional? (Os valores dos descontos em Portugal foram maiores)
    grata

    • @disqus_DVhSMlwGeG:disqus a declaração do tempo de contribuição que você obter em Portugal deverá ser apresentada no requerimento da aposentadoria no Brasil. Quanto ao pedido de aposentadoria, com a declaração ou Certidão de Tempo de Contribuição de Portugal você já pode agendar o requerimento do benefício no Brasil.

      Porém, para aposentadoria por idade, atualmente a legislação brasileira exige 15 anos de contribuição, somando os seus dois períodos você chega a 20 anos, mas a idade mínima para obter a aposentadoria por idade é de 60 anos para mulher. Assim, faltaria o critério da idade para você.

      Outro detalhe é que está tramitando um projeto de alteração da Constituição Federal do Brasil para elevar a idade da aposentadoria para 65 anos. Assim, se essa alteração for concretizada, você deverá aguardar completar 65 anos de idade e contribuir por mais 5 anos, pois o tempo mínimo de contribuição vai subir de 15 para 25 anos de contribuição.

      • Fulvia

        Muito grata pelos esclarecimentos. Boa continuação dos vossos trabalhos!Feliz 2017.

  • Waimea Ho

    Olá. Depois que a pec 287 for aprovada, as regras de transição para a aposentadoria proporcional para quem entrou no regime antes de 16.12.1998 continuariam valendo?

    • Sim, desde que todos os requisitos para o benefício proporcional estejam presentes antes da data da alteração implementada pela PEC 287.

  • claudia

    Boa tarde, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida: Meu sogro ele tem 60 anos ,tendo atualmente 31 anos de contribuição no INSS, gostaria de saber se ele consegue se aposentar com a regra antiga do INSS que o tempo de contribuição era menor?

    • Prezada @disqus_KqSQezAvzI:disqus as regras ainda não mudaram. Porém, o seu sogro necessita de 35 anos para obter o benefício de aposentadoria por tempo. Na hipótese das regras serem alteradas, ele cairá na regra de transição, porém, como faltam 5 anos para ele completar 65, talvez seja interessante a nova regra. Para saber se é possível a aposentadoria proporcional, basta realizar uma simulação no site do INSS. No menu vídeos desse site disponibilizamos um tutorial de como realizar a contagem de tempo.

  • leandro santos

    bom dia meu tio tem 60 anos de idade e 20 anos de contribuição registrado em carteira,como ele trabalhou na área rural em regime de economia familiar no período de 1968 a 1981 e 1984 a 1989,somando os períodos ultrapassa os 35 anos necessários,neste caso ele consegue aposentar por tempo de seriviço?,pois ele possui anterior a 1998 apenas 2 anos de contribuição e de 1998 ate a presente data registro em carteira.aguardo retorno grato.

  • Regina Velloso

    Tenho 53 anos de idade e 27 anos + 7 meses de contribuição até dezembro de 2016. Comecei a contribuir em 27/05/1980. Posso pedir aposentadoria proporcional já que comecei a contribuição antes da lei de 1999? Se sim, que documentos são necessário para isso? Eu não quero esperar para ter a integral.

    • @reginavelloso:disqus no menu vídeos desse site temos alguns vídeos esclarecendo como você pode realizar a contagem de tempo e constatar se já é possível obter o benefício proporcional.

  • Ana Correa

    Boa tarde, um beneficio de Aposentadoria por tempo de contribuição concedido, porém havia um período especial em que o INSS somente reconheceu como comum.
    Gostaria de saber se posso entrar com pedido de revisão dessa Aposentadoria requerendo contagem do periodo especial em comum diretamente no judicial ou tenho que fazer pedido de revisão administrativo primeiro? E também se enquanto houver o pedido de revisão se a pessoa continuara a receber sua aposentadoria normalmente, ou se suspende?

    • @disqus_kPFmHRhDQq:disqus Recomendo que você ingresse diretamente com o pedido de revisão judicial. Não haverá nenhum prejuízo no recebimento do seu benefício. O pior que pode ocorrer é o seu benefício não ter a revisão pleiteada, mas não haverá cessação ou diminuição do valor.

      Sugiro que assista esses vídeos: https://saberalei.com.br/revisao-beneficio-inss/

      • Ana Correa

        Obrigada!

  • Maria Claudia da Silva dos San

    Bom dia! Tenho carteira registrada desde 1991, sendo destes 15 anos em um e 11 anos em outro. Tenho 43 anos. Eu posso requerer aposentadoria proporcional? Ou poderei aposentar integral daqui a 4 anos com 47 anos tendo 30 anos de contribuição completa?
    agradeço desde já qualquer esclarecimento.
    Atenciosamente Maria Claudia

    • Prezada @mariaclaudiadasilvadossan:disqus no menu vídeos desse site elaboramos alguns vídeos esclarecendo como você realiza o cálculo do seu tempo de contribuição no site do INSS para constatar se já pode obter algum benefício. Sugiro que veja o vídeo e faça a simulação, pois somente com os seus documentos e com a simulação é que se torna possível saber o tempo de falta para obter o seu benefício.

      • Maria Claudia da Silva dos San

        Obrigada pelo retorno!

  • Luiz Cláudio Maciel

    Bom dia!

    Tenho carteira assinada desde 1982, aproximadamente 35 anos de trabalho e tenho 50 de idade, posso requerer aposentadoria proporcional, como posso calcular o valor de aposentadoria a receber?
    Muito obrigado.

    • @luizcludiomaciel:disqus se você já possui 35 anos de contribuição, independente da sua idade já pode requerer o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. Basta ligar 135 e agendar o requerimento.

  • Rose

    Bom dia. Gostaria de saber se quem falta 04 anos para completar 30 anos de contribuição, vai entrar na nova regra? Se entrar a nova regra a de 30 não vai poder mais,?

    • @disqus_bGgV0b3weS:disqus Sim, entrará na nova regra, se essa for aprovada. Não existirá mais aposentadoria com 30 anos de contribuição, haverá um benefício de aposentadoria aos 65 anos de idade com no mínimo 25 anos de contribuição.

  • SERGIO LUIZ DE RESENDE SILVA

    fiz 30 anos de contribuição no ano passado como seria? teria que utilizar os 40%? em 1998 estava com 12 ANOS de contribuição. acrescentaria mais 7,2 anos para aposentar proporcional? tenho 56 anos.

    • @sergioluizderesendesilva:disqus para saber o tempo exato que você possui e a possibilidade de obter o benefício proporcional você pode fazer uma simulação no site da previdência.

      Veja esse link ://bit.ly/1FKoxke

      No menu vídeos desse site disponibilizamos alguns vídeos esclarecendo como fazer a simulação de tempo.

  • Manoel jandes de Souza

    Tenho 61 anos e 6 meses de idade e 34 anos e 04 meses de contribuição. Compensa entrar com o pedido de aposentadoria agora.

    • @manoeljandesdesouza:disqus Sugiro que aguarde, pois mesmo com a aprovação da PEC 287, no seu caso em especial, as novas regras serão mais vantajosas, pois ainda que contribuir alguns meses a mais, poderá obter o benefício sem a aplicação do fator previdenciário.

  • Fernanda Paula

    Gostaria que me orientassem se procede essa informação. Tenho 57 anos e 05 meses de idade e 24 anos e 01 mês de contribuição, me falaram que tenho direito a aposentadoria proporcional por ter mais de 50 anos. Comecei a contribuir para o INSS em 1976.

    • @disqus_JCvSGiYNx1:disqus Sugiro que faça uma simulação do tempo de contribuição diretamente no site da Previdência Social. Acima dessa página deixamos um link em um botão verde para você verificar como é o procedimento de realizar a simulação.

  • jocimar monteiro de mello

    Tenho 53 anos e 32,7 anos de contribuição. Posso solicitar aposentadoria proporcional. Em dezembro de 1998 tinha 14 anos de contribuição. Ocorre que estamos para ser demitido, não só eu como vários outro trabalhadores em situação bem semelhante

    • Prezado @jocimarmonteirodemello:disqus somente analisando os seus documentos e realizando uma simulação com enquadramento do período periculoso/especial é que se torna viável lhe passar uma orientação adequada.

      Nesse link você pode realizar uma simulação, porém, não é possível fazer com o enquadramento das atividades especiais: http://bit.ly/1FKoxke

      Disponibilizamos do serviço de consultoria, se você necessitar de uma orientação ou análise específica, acesse essa página: http://bit.ly/2g2eEb6

  • Cézar Augusto Arnaldo

    tenho 62 anos e 30 de contribuição posso aposentar

    • @czaraugustoarnaldo:disqus Vamos realizar mais um vídeo esclarecendo essa dúvida que estamos recebendo com muita frequência. Você pode fazer uma simulação do seu tempo de contribuição diretamente no site do INSS e constatar se é possível ou não obter o benefício proporcional.

  • Ednaldo

    Eu fiz CEFET/RJ entre 1980 e 1982 e comecei a trabalhar em 1983, esse período em escola técnica (uma dúvida dentro da dúvida, quanto tempo seria isso, 3 x 12 meses ou somente o ano letivo?), conta segundo a INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/PRES No 77 de 21/01/2015 conta para fins de tempo de contribuição? Se não, de que se trata essa IN?

  • Marta Escaleira

    Tenho 55 anos e completarei 30 anos de contribuição em março /2018. Tendo em vista essa reforma previdenciária absurda, gostaria de saber se posso pedir a aposentadoria proporcional, uma vez que o cálculo seria feito pelas novas regras, mais pedágio, mais contribuição, tornando assim mais interessante antecipar o processo. Aguardo sua resposta. obrigada! Marta Escaleira

    • @martaescaleira:disqus Vamos realizar mais um vídeo esclarecendo essa dúvida que estamos recebendo com muita frequência. Você pode fazer uma simulação do seu tempo de contribuição diretamente no site do INSS e constatar se é possível ou não obter o benefício proporcional.

  • Maria Luiza Dias

    Gostaria que me orientassem de como proceder. Tenho 54 anos de idade e 27 anos e 41 mês de contribuição, me falaram que tenho direito a aposentadoria proporcional por ter mais de 50 anos. Comecei a contribuir para o INSS em 1982.

    • @maria_luiza_dias:disqus Vamos realizar mais um vídeo esclarecendo essa dúvida que estamos recebendo com muita frequência. Você pode fazer uma simulação do seu tempo de contribuição diretamente no site do INSS e constatar se é possível ou não obter o benefício proporcional.

  • Laudilene Oliveira

    aposentei em 2015 e não tinha nem trinta anos de contribuição , tenho 60 anos , esta aposentadoria minha não está errada
    na época eu tinha 27 anos de contribuição e 57 anos. eu sou jaime. eu queria uma orientação, que devo fazer.

    • @laudileneoliveira:disqus Somente analisando todos os seus documentos e principalmente o processo administrativo do INSS que concedeu o seu benefício para saber se a sua aposentadoria foi concedido de forma adequada.

  • silvio

    bom dia , tenho 49 anos de idade e 30 anos e 5 meses contribuição tenho um ppp de 15 anos com grau de ruido de 92,5 ,sera que consigo me aposentar ?

    • @disqus_l6V3p7RO4I:disqus desde que o PPP seja integralmente considerado pelo INSS para fins de conversão, você poderá sim obter a aposentadoria, porém, somente analisando o PPP para constatar a viabilidade de enquadramento.

  • jailson

    tenho 56 anos e 30 anos e meio de contribuição posso aposentar proporcionalmente?

  • Augusto José Zorgette

    Tenho 50 anos de idade e 31 anos de contribuição, sendo 8 anos destes insalubres. Posso pedir minha aposentadoria?

  • jailson

    Amigo não entendi a resposta tenho 56 anos e 30 anos e meio de contribuição posso aposentar proporcionalmente? Completei 30 anos e seis meses em janeiro agora. Verdade que se eu não tiver 25 anos de contribuição em 1998 eu não consigo hoje proporcionalmente???? Se isso for verdade eu cou me aposentar com 75 anos????

    • @disqus_CI3w19EUOP:disqus Boa tarde. A sua dúvida já está respondida nos vídeos do link do botão verde acima nesse artigo onde tratamos detalhadamente sobre o assunto.

      Para você saber se é possível obter o beneficio proporcional basta realizar uma simulação no link que enviei na resposta anterior.

  • Marilene Souza Carvalho

    Bom dia. Tenho 50 anos de idade e 28 anos de contribuição. Com registro em carteira desde 1982. Consigo hoje a aposentadoria proporcional ???
    Se entendi, com mais dois anos de contribuição consigo a proporcional…mas com mais dois anos de contribuição também completo os 30 anos de contribuição necessários para a aposentadoria integral.
    Com todas as mudanças nas leis da previdência, não vou perder ??? Consigo a aposentadoria integral com mais dois anos de contribuição ???

    • @marilenesouzacarvalho:disqus Sugiro que faça uma simulação do tempo de contribuição diretamente no site da Previdência Social. Acima dessa página deixamos um link em um botão verde para você verificar como é o procedimento de realizar a simulação.

  • Suelinara Lima

    Gostaria de poder pagar contribuições atrasadas do INSS, mas preciso de documentos que comprovem minha atividade profissional numa empresa que trabalhei (já que na época não registraram minha carteira). Se a empresa não tiver mais meus dados ou não me entregarem nenhum documento, onde posso consegui-los? No ministério do Trabalho?

  • josias alves

    tenho 32 anos de contribuição e vou fazer 52 anos em maio de 2017 posso pedir aposentadoria proporcional

  • Luiz

    tenho 65 anos 27 de contribuição e estudei em ginásio da rede ferroviária federal e apos formatura a rede ferroviária fornece uma certidão para fins previdenciários que corresponde a 03 e 09 meses portanto a soma de minhas contribuições 27 anos /10 meses e 12 dias + 03 anos e 09 meses = 31 anos -07 meses e 12 dias meu inicio com carteira assinada ano de 1971.gostaria de saber em que modo de aposentadoria eu posso requerer. estou em auxilio doença ate 06/04/17. Fui diagnosticado com espondilite anquilosante CID M45 – diabete melitus CID E109 hipertensão arterial CID 110 em últimos exames insuficiência renal cronica N18.0 DEVIDO USO DOS MEDICAMENTOS – CID N18.9 -CID M45 – CID ED109 E CID 110. POR FAVOR ME AJUDE INFORMANDO EM QUAL MODO DE APOSENTADORIA EU ME ENCAIXO. obs: devido a doença diabete estou com minha visao totalmente prejudicada ja nao sei o que fazer.

    MUITO OBRIGADO LUIZ.

    • Monica Javara Sales

      Sr. Luiz., o senhor já pode se aposentar por idade (aposentadoria por idade ao trabalhador urbano).
      O senhor já possui idade e tempo suficientes.

      • Luiz

        Muito obrigado pela atenção que Deus te abençoe desculpe mas vou lhe pedir para avaliar novamente o meu caso. Houve um erro na minha simulação portanto estou passando o tempo correto de minha contribuição previdenciária 26 anos 1 mês 19 dias que somando com 3 anos e 9 meses (documento da rede ferroviária confirmando o tempo de estudo) = 29 anos 10 meses e 19 dias. Se possível peço avaliar o meu caso pois agora esta correto o tempo de contribuição. a minha idade é de 65 anos completo e o histórico de minhas doenças é mesmo do e-mail anterior.

        • Monica Javara Sales

          Sr. Luiz, boa tarde! Desculpa pela demora em responder o senhor!!
          O Senhor continua com condições de se aposentar.
          Hoje, a idade mínima é de 65 anos. Isso o senhor já tem.
          O tempo de contribuição, para aposentadoria por idade, é de 15 anos. Isso o senhor também já tem, mesmo sem a certidão do tempo da rede ferroviária.
          Mas o senhor se enquadra na aposentadoria por idade. É só agendar pelo site da previdência ou pelo 135 (telefone).

          • Luiz

            MONICA JAVARA SALES
            Obrigado pela sua atenção e peço que DEUS lhe de em dobro em saúde – felicidade e prosperidade em sua vida.
            peço me informar aposentadoria por idade qual e a porcentagem aplicada para calcular o valor do meu salario a receber— e mesmo sendo por idade eu posso apresentar a certidão do tempo da rede ferroviária para somar com meu tempo de contribuição.
            OBRIGADO
            LUIZ

          • Monica Javara Sales

            Sr. Luiz, eu respondo o senhor, mas estão bloqueando minha resposta.
            Vou tentar ser mais rápida: averba sim o tempo da certidão…a porcentagem vai ficar em 99%.

          • Monica Javara Sales

            …porque quanto mais tempo de contribuição tiver, mais sobe a média do salário.

  • Jo Oliveira

    boa tarde
    no meu caso , mulher, tenho 30,7 meses de contribuição e 45 anos de idade, qual seria o fator multiplicador ?
    no aguardo,
    desde já agradeço

  • Claudia Roza

    BOM DIA.
    Completei em fev/2016 30 anos de contribuição, estava com 50 anos e 5 meses de idade e não consegui os 100%, aposentei com 70%. Quando fazia a simulação na pagina da previdência, acusava que estava com a aposentadoria integral. Devo buscar um consultor para rever minha aposentadoria ou está correto?

  • Antonio Lima

    Boa noite
    completei em 08/03/2017 34 anos de contribuição estou com 53 anos e,gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria proporcional

    • Monica Javara Sales

      Sr. Antonio, vai depender de quanto tempo de contribuição o senhor tem até dezembro de 1998.
      Mas, aconselho o senhor a trabalhar mais um ano. Em especial se o senhor ganhar valores mais altos que o salário mínimo.
      Na aposentadoria por tempo de contribuição, na idade do senhor, o salário já vai cair por causa do fator previdenciário. Na aposentadoria proporcional, cai ainda mais. Vai ser bem perto do salário mínimo.

      • Suzi Prado

        Prezado Antonio Lima e pessoal do SaberLei. Hoje, 15/05/2017 estive no INSS para entrada de aposentadoria e fui informada que a regra da Aposentadoria Proporcional não vale mais. Acho estranho e questionável uma vez que essa Regra continua no site da Previdência e aparece quando fiz a simulação de valor de renda. Alguém sabe me dizer se isso é verdade? Tenho 49 anos e 30,5 de contribuição e sei que já posso me aposentar normal e também já teria cumprido o pedágio para a proporcional por ter contribuído por 12 anos antes de dez/98. Quando simulei no site da Previdência o valor da Aposentadoria Proporcional era muito mais interessante que a aposentadoria normal. Entendo que a simulação traz valores aproximados do valor da aposentadoria, mas esse erro seria extremamente grosseiro.

        • @suziprado:disqus pelas informações prestadas você não tem direito ao benefício proporcional, pois pelas regras atuais, independente da idade, a mulher deve possuir 30 anos de contribuição para obter a aposentadoria por tempo de contribuição. A simulação disponibilizada no site do INSS não é confiável e é apenas uma previsão precária do valor do benefício.

          A regra da aposentadoria proporcional atualmente não se aplica mais. Não porque deixou de existir, mas sim porque os segurados que vão obter o benefício atualmente já não se enquadram mais nos requisitos para obter o benefício proporcional que na verdade foi uma regra de transição para quem em 1998 não tinha o tempo suficiente para obter o benefício quando da mudança da regra através da EC/20.

          Sugiro que procure um profissional de sua confiança da área previdenciária para realizar as simulações e constatar qual será o melhor momento para você obter o benefício, tendo em vista as novas regras que estão para serem implementadas pelo atual Governo.

          • Suzi Prado

            Fico muito agradecida pelas informações. Mas fica o registro do absurdo da Previdência manter no seu site um simulador totalmente equivocado, além de informações imprecisas – isso é um desserviço p população. Voltando a questão, eu já possuo 30,5 de contribuição e minha nova pergunta é saber se existe alguma jurisprudência para o calculo da Aposentadoria Proporcional sem a aplicação do Fator Previdenciário, uma vez que o fator IDADE já estaria incluso nesse tipo de aposentadoria (vide Recurso Civel nr.2007.72.95.007023-4/SC; Rel.Juiz Federal Andrei Pitten Velloso). Muitissimo obrigada mais uma vez. Vcs são ótimos.

    • Mateus Tuzzo

      Caro Sr. Antonio. Minha condição é idêntica a do senhor. Tenho 53 anos (completo 54 em agosto) e, em abril, completei 34 anos de contribuição. Estou tentando conseguir a mesma informação, tendo em vista as mudanças que poderão ocorrer e atingir gente como nós. Por favor, se tiver alguma informação acerca da aposentadoria proporcional, gostaria de receber. Prometo fazer o mesmo assim que conseguir algo plausível. Em dezembro de 1998 tinha 19 anos de contribuição. Obrigado!

  • Maria Aparecida Moraes

    Bom dia! Sou professora comissionada na prefeitura de São Paulo, vamos ser mandados embora, eu queria me aposentar, pois tenho 17 anos de prefeitura e sessenta e sete anos de idade, perdi minha carteira de trabalho , mas tirei aquele documento CINC e nele eu tenho mais ou menos uns cinco anos, pela prefeitura minha aposentadoria será proporcional, gostaria de saber se é mais vantajoso me aposentar pelo INSS, ou puxar esse tempo para prefeitura? Desde já muito obrigada,

  • Regina Pessoni

    BOA TARDE… TENHO HOJE 26 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 46 ANOS… EM DEZEMBRO DE 1998 TINHA CONTRIBUIDO APENAS
    132 MESES – 300 = FALTAVAM 168 MESES PARA 25 ANOS COM 40% PEDÁGIO = 5 ANOS .
    A MINHA PERGUNTA É … 1) COM 48 ANOS EU CONSIGO RECOLHER ESSE PEDÁGIO QUE FALTA DE 1 SÓ VEZ E ME APOSENTAR PROPORCIONAL OU EU TENHO QUE RECOLHER MAIS 5 ANOS? 2) COM ESSA REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO FICARÁ AS APOSENTADORIAS PROPORCIONAIS?? DESDE JÁ AGRADEÇO…

  • Maria Lourdes

    No

  • Rubens Junior

    Sou professor efetivo do Estado de Minas Gerais, tenho 50 anos e 32 anos de contribuição como professor é possível algum tipo de aposentadoria? Comecei a trabalhar em 1986.

  • Maria Pereira

    Tenho 57anos tenho 15 anos de contribuição quando falta pra se aposentar?

  • Maria Pereira

    Traballhei e cozinha industrial posto de gasolina tem salubre ?

  • Denise Soares Ribeiro

    Tenho 55 anos, 28 anos e 4 meses de contribuição. Gostaria de saber se posso solicitar aposentadoria proporcional.

  • Amanda Rannyere Souza Leal Mon

    Olá, meu tio tem 54 anos e 20 anos, 6 meses e 21 dias de tempo de contribuição segundo os cálculos que fiz no site da previdência, quero saber se é possível ele se aposentar proporcionalmente por tempo de contribuição. Desde já, muito obrigada.

  • Da Silva Carlos Alberto Pereir

    gostaria de saber se ja posso dar entrada no meu beneficiona forma propocional.tenho 50 anos e 33 anos de contribuicao.seria viavel ja que na minha idade o mercado de trabalho esta cada vez mas dificil.

  • Francisco Jose

    Meu nome é Miriam tenho 48 anos de idade e 24 anos e 6 meses de contribuição, até dezembro de 1998 eu tinha 6 anos e 10 meses de contribuição,posso me aposentar pela proporcional.Grata

  • Marco Rocha

    Bom dia!
    Tenho 57 anos de idade e, 33 anos e 10 mês de contribuição, dei entrada para aposentadoria proporcional, e foi deferido no artigo de 98
    dizendo que tenho 19 anos e 10 meses de contribuição , por tanto não atingi os 40% . com quantos anos vou poder aposentar,
    este 33 anos de contribuição não conta ?

    Fico no aguardo de seu pronunciamento, e desde já agradeço vossa atenção.
    Atenciosamente,
    Marco A. R

  • Vilmar Cirineu Almeida

    Tenho 47 anos e 36 anos de carreira me aposentei com 53% do meu salário tá certo.

  • Ezequias Silva

    Tenho 54 anos, trabalhei com carteira assinada em seu primeiro emprego do dia 08 de Outubro de 1979 a 02 de fevereiro de 1981 e só voltei a trabalhar com carteira assinada de 1991 até hoje.
    São 08 anos e meio de contribuição até 1998 e 27 de contribuição ao todo.
    Como faço o cálculo do pedágio para a aposentadoria proporcional?

  • francisca

    b noite tenho 49 anos e 27 e 2 meses de contribuiçao anos , posso pedir a proporcional ,fiz o calculo e o pedagio teria que completar 30 anos, porem com 30 anos .de contribuiçaõ tenho direito a integral. se entendi direito.comecei trabalhar em 1986202

  • Flavio Costa

    Bom dia,
    Em 2017 vou completar 55 anos de idade(Set/2017) e 31 anos de contribuição. Pergunto: se a reforma da previdência for aprovada durante o ano de 2017, passa a vigorar imediatamente ou só em 2018? Caso seja aprovada após eu completar os 55 anos de idade, posso solicitar o benefício pela regra antiga?

    Obrigado,

    Flavio Costa – Caxias do Sul – RS

  • Construmar Brasil

    Bom Dia, Tenho 58 Anos de idade e 33 anos e 5 meses de Contribuição, posso solicitar aposentadoria proporcional ou esperar mais 1 ano e sete meses para solicitar?
    Obrigado
    Francisco – Florianópolis/SC

  • katia

    Ola , tenho 30 anos e 01 m de contribuição. Até 1998 minhas conscrições eram 18 anos e 2 m, me faltava 12 anos para fechar 30 anos. Tenho 58 anos já posse pedir minha aposentadoria proporcional?

  • Roseane Braga

    Olá tenho 56 anos . Já contribuir com 22 anos de previdência.
    Gostaria de aposentar proporcional. Já posso me aposentar ?

  • J. Abreu

    Bom dia. Tenho 60 anos de idade e 20 Anos trabalhado e registrado No Estados Unidos e vou fazer 16 anos pagos no INSS. Um total de 36 anos de contribuição. Não existe nada que eu possa fazer e adicionar os anos trabalhado no USA?
    Eh possível pagar pedágio dos 5 anos que faltam para completar 65 anos e me aposentar?
    Obrigado
    J. Abreu

  • Sueli Antoniolli

    Ola, tenho 50 anos, 26 de contribuição, comecei a trabalhar em 1982, anterior a lei 1998, posso me aposentar pela aposentadoria proporcional, porém em em toda a minha carreira profissional, me fiquei exposta a agentes nocivos, telefone e praticamente o dia todo sentado e isto me trouxe problemas como sensibilidade a qq tipo de ruido e tambem uma séria tendinite que me dificulta pegar qq objeto com a mão esquerda, além de ficar muito tempo ao frio ou no ar condicionado meu nervo ciático começa a doer porque fica inflamado, Atualmente não estou trabalhando posso me aposentar?

  • Sandra Santos

    Tenho 43 anos e 27 anos de contribuição tenho direito a aposentadoria proporcional?

  • Vera Lúcia

    Tenho 55 anos e 23 de contribuição. Posso me aposentar proporcional?

    • Cleide Silva

      Tenho 57 anos e 23 anos de contribuição, quando posso me aposentar

  • Elaine Aparecida Duarte De Cam

    Me chamo Elaine, tenho 50 anos e 29 anos e 03 meses de contribuição, com a nova regra quando aposentarei?

  • Jane Hipolito

    Por favor gostaria de saber se me compensa a aposentadoria proporcional ou pelo fator previdenciario, qual seria o mais vantajoso!!! Ja tenho tempo para os dois, 30 anos e tres meses e 48 anos de idade!

    • Dienekes

      Com certeza é melhor aposentar por tempo de contribuição enquanto o governo não exige uma idade mínima que deve vir na reforma atual. Na aposentadoria por Tempo de Contribuição, haverá uma redução do salário considerável devido a sua pouca idade e ao Fator Previdenciário. Entretanto, na aposentadoria Proporcional, além do fator previdenciário que já vai diminuir o a sua renda mensal, haverá ainda redução de 30% sobre esse valor. Ou seja, na Proporcional vc vai ter uma redução bem maior. E se vc esperar, o governo vai introduzir idade mínima, e suprimir ainda mais o benefício. Se eu fosse você, entraria agora com pedido de aposentadoria por tempo de contribuição antes que essa reforma passe.

      Talvez fosse interessante a proporcional, somente no caso de vc já receber uma boa pensão por morte. Pois aí já cumularia a aposentadoria com a pensão agora, antes da reforma do atual governo que quer proibir esse tipo de cumulação de benefícios, onde vc terá que optar por somente um.

      • Jane Hipolito

        Muito obrigada pelo retorno!!!

        Jane Hipolito

  • Mateus Tuzzo

    Por favor, gostaria de um luz! Tenho 53 anos (completo 54 em agosto) e, em abril/2017, completei 34 anos de contribuição. Em dezembro de 1998 tinha 19 anos de contribuição. Por favor, se tiver alguma informação acerca da aposentadoria proporcional (se no meu caso é vantajoso), gostaria de receber, pois com as mudanças a caminho a situação ficará difícil. Obrigado!

    • Dienekes

      Na mudança a idade mínima pra homens será 55 anos, e o tempo de contribuição de 35 anos está mantido, logo melhor esperar para a Ap por Tempo, que é bem mais em conta que a Ap. Proporcional.

      • Mateus Tuzzo

        Valeu… muito obrigado!

  • Ronald Thummel

    bom dia ,
    tenho 60 anos e com 32 anos 5 meses e sete dias de contribuição , posso pedir aposentadoria

    att
    Ronald Thummel
    rthummel@gmail.com

  • Luiz Carlos De Santana Santana

    Por favor, gostaria de saber qual é a mais vantajosa ! Tenho 52 anos (completo 53 em novembro 2017, completei 36 anos de contribuição. o. Por favor, se tiver alguma informação
    acerca da aposentadoria Integral e proporcional (se no meu caso gual é mais vantajoso),
    gostaria de receber, pois com as mudanças a caminho a situação ficará
    difícil. Obrigado! sou funcionário do gov federal
    Att,
    Lsantana@unb.br

  • Kurt Rudi Rehbein

    Tenho 62 anos de idades e 33 anos e 11 meses de contribuição, em relação a reforma, qual será a melhor forma de aposentadoria?
    Aposentar agora com um redutor ou esperar a reforma previdenciária?

  • WG Dablioge

    Boa tarde Dr. Waldemar.
    Meu nome é Willians, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 47 anos de idade e 30 de contribuição. Eu tenho ou não o direito de entrar com o pedido de aposentadoria proporcional. Se não. Como fica minha situação até eu conseguir se aposentar.

  • Lúcia Farias

    Tenho um conhecido que é trabalhador rural, corte de cana, Usinas, ele tem 57 anos e depois do cálculos do tempo reconhecido com sendo especial, ele completou 31 anos de contribuição, ele já trabalha com registro desde 1980, seria melhor para ele pedir a proporcional?

  • Rubens Rodrigues

    tenho vinte e cinco anos pago do inss posso paga tudo de uma vez e aposenta proporcional ja tenho 54 anos de idade

  • Eliana Alves da Silva Mendes

    Estou com uma dúvida séria! Meu médico solicitou minha aposentadoria por invalidez, tenho 63 anos e 21 de contribuição, sexo feminino. Soube que nesta modalidade, terei que passar pela perícia de 2 em 2 anos, o que não me agradou e pensei em pedir minha aposentadoria proporcional, porém, não tenho idéia da proporcionalidade financeira. Quanto vou receber na aposentadoria por invalidez ou quanto na proporcional. Já li vários artigos e assisti seus vídeos, mas não chego á conclusão. Podem me auxiliar?
    Eliana Mendes

  • Jose Roberto Ferreira

    Oi bom dia , tenho 59 anos e 33 anos de contribuição inss queria ver a possibilidade de aposentadoria proporcional seria possível, e tambem tive uma empresa de fevereiro de 1997 a 2002 , sem recolhimento de INSS , seria possivel recolher inss desse periodo e se ficaria muito alto valor para uns 2 ou 3 anos de contribuição para complementar esse valor.

  • Nilton Conceiçao

    Boa tarde! Na EC 20/98 estava com 15 anos e 6 mêses, fiz uma simulação pelo site do INSS, ao qual deu resultado de 31 anos, 6 mêses, estou com 54 anos, e estava em Auxilio Doença desde 01/03/2004 até dia 13/06/2017 (CID M 751, 75.5, 54.2, 50.0, 54,2 e R 52.2) , o perito mal analisou a documentação apresentada, não examinou, não analisou os novos exames, não me deu a possibilidade de ALTA PROGRAMADA e infelizmente tive que mais uma vez entrar através do JEF por Atermação uma nova Ação, minha pergunta é:

    1) Com 54 anos e 31 anos, posso requer Aposentadoria Proporcional ?

    Pois estou cansado de mendigar direitos, pelo que observo, esse país já faliu a muito tempo, faço essa pergunta, pois se houver a possibilidade, vou requerer o que for de direito, pegar o meu, seja ele pouco, pois com o tempo todos nós vamos ganhar salário minimo, pois os salários dos aposentados desvalorizam tanto e não acompanham que vão chegar a esse valor, aguardo resposta, obrigado Deus abençoe

  • Tina Rio

    Sou servidora pública estadual desde março de 1989, sempre na mesma função, ou seja, mais de 28 anos, já fiz averbação de 2 anos e 10 meses no setor privado. Segundo a certidão de cotagem de tempo que recebi só posso entrar com o pedido de aposentadoria em junho de 2019. Acontece que gostaria de aposentar antes proporcionalmente, porém me informaram que não posso, pois teria que pagar pedágio de 20%. Essa informação procede? Caso seja possivel a perda é superior a 30%? Posso pedir o abono permanência antes?

  • Antônio Wolff

    Bom Dia! Minha mãe tem 53 anos e é doméstica, começou a trabalhar aos 16 anos de idade, porém ficou 10 anos sem contribuir pra previdência. Considerando que ela já tenha os 25 anos de tempo de contribuição que são requisitos para aposentadoria proporcional, ela conseguiria se aposentar atualmente proporcional considerando que começou a trabalhar antes da emenda de 1998?

  • Eliaci Sessa da Silva

    Bom dia,
    Tenho 54 anos e 32 anos de contribuição ao INSS. Já posso solicitar aposentadoria? É recomendável?

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o calculo e o requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Gustavo Facchini

    Boa tarde meu pai gostaria de saber
    Tenho 56 anos e 28 de contribuição
    Consigo me aposentar com 70%

  • Narla

    Olá! Tenho 48 mas só tenho 23 anos de contribuição. Pela EC 20/1998 preciso ter 25 anos de contribuição.
    Gostaria de saber se vale a pena (e se pode) pagar esse tempo que falta para poder me aposentar e se tem algum lugar para fazer esse cálculo.

  • Antonia Pereira

    tenho 50 anos e 25 de contribuição, quanto vou receber se me aposentar agora. Obrigada. Antonia

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o cálculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • JOAO CARLOS ROMAN

    OLÁ, TENHO 51 ANOS E 32 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO. QUANTO TEMPO AINDA PARA ME APOSENTAR?

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o calculo e os requerimentoss de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Carlos Alberto Souza Sanos

    Boa noite, Tenho 33 anos de contribuição e 56 de idade, comecei a contribuir em março de 1977. Será que posso me aposentar proporcionalmene?

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o vosso calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Almerinda Fernandes

    Boa tarde. Tenho 48 anos e 25 anos e 3 meses de contribuição, posso solicitar minha aposentadoria proporcional. Tenho contribuído ate o ano de 1998, 10 anos e 3 meses.

    • Jadson Eric

      caso precise de um cálculo de simulação da sua RENDA MENSAL INICIAL, nós prestamos serviços em cálculos previdenciários, qualquer coisa me chama no whatsapp 69 99915-2314 (Eric) para lhe passar o valor do serviço.

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos o seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Flavio Meneguelli

    Boa tarde
    tenho 48 anos e 28 anos de contribuição , posso me aposentar? quanto seria o desconto na minha aposentadoria , contribuo sobre 5.700,00.
    flavio.meneguelli@gmail.com.br

    • Jadson Eric

      caso precise de um cálculo de simulação da sua RENDA MENSAL INICIAL, nós prestamos serviços em cálculos previdenciários, qualquer coisa me chama no whatsapp 69 99915-2314 (Eric) para lhe passar o valor do serviço.

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com .

  • Edvaldo Da Silva Melo

    Tenho 52 anos e mais de 27 anos de contribuição como que eu fico

    • Jadson Eric

      Edvaldo caso precise de um cálculo de simulação da sua RENDA MENSAL INICIAL, nós prestamos serviços em cálculos previdenciários, qualquer coisa me chama no whatsapp 69 99915-2314 (Eric) para lhe passar o valor do serviço.

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos teu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Igor Cassio

    Boa tarde! Realizamos os cálculos de tempo de contribuição, renda mensal inicial de beneficios, conversão de tempo especial em comum, diferenças não recebidas, possibilidade de se aposentar, etc. Entre em contato: whatsapp ( 83) 99611-7463 – igorcassio.adv@gmail.com

  • Enzocar Veiculos

    Tenho 54 anos de idade, e 28 de contribuição, posso pedir aposentadoria proporcional?

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o teu calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Luiz Paulo Borges Oliveira

    A IN do INSS diz que para vínculos que não saem no CNIS basta a apresentação da CTPS (que tem presunção conforme a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, súmula 75) e a apresentação da rescisão contratual homologada pelo Ministério do trabalho) para o devido aceite. Acontece que a própria autarquia não vem cumprindo a sua própria Instrução Normativa. O que fazer?

    • Ação judicial para averbação dos períodos não averbados pelo INSS.

  • Adriano Daudt

    Bom dia; acredito que minha dúvida é a de muitos brasileiros na mesma situação – (APOSENTADORIA PROPORCIONAL).
    Tenho 53 anos de idade e 33 anos de contribuição iniciando a contagem em 1979.
    Com a crise recente estou a 10 meses desempregado e, gostaria de saber se há possibilidade para solicitar o benefício.

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o seu calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Anselmo Santos

    Tenho 56 anos e 33 de contribuição começei a trabalhar em 1979, já tenho direito a aposentadoria proporcional?

    • Gustavo Moraes

      Pela regra atual não consegue pois precisa ter 35 anos de contribuição. Porém, seria bom consultar um advogado para saber se no período em que trabalhou não teve período insalubre, na qual poderás ganhar 40% no tempo em que trabalhou nestas condições.

    • Advocacia Htr

      Mande-nos um email, fazemos todo o calculo e os requerimentos de sua aposentadoria, esperamos seu contato . email: advocaciahtr@gmail.com

  • Lenir de Moraes

    Olá, sou mulher, tenho 48 anos e alcançarei o tempo integral de aposentadoria em outubro de 2017 (30 anos de contribuição), mas sei que, nesse caso, haverá incidência do fator previdenciário, mas não sei o quanto reduziria meu benefício. E,em 2018, mesmo aplicando o pedágio de 40%, alcançarei o tempo mínimo para a aposentadoria proporcional. Minha dúvida é o que seria mais vantajoso em termos de valor do benefício: Aposentar integral com incidência do fator ainda esse ano ou aguardar ano que vem e pegar a aposentadoria proporcional???? Em qual das opções o valor do benefício fica mais alto???

  • Rommel Willer

    Bom dia Waldemar!
    meu nome é Rommel tenho 48 anos de idade do sexo masculino e contribuo desde 1988 porém parte deste tempo no período de 1992 a 1998 trabalhei em área insalubre, gostaria de saber se saber se tenho direito a aposentadoria proporcional.
    Muito Obrigado!!!!!!

  • Carlos Marcia Coelho

    Boa tarde!
    Sr. Waldemar.
    Sou contribuinte desde 1990 e tenho 53 anos, tenho direito a aposentadoria proporcional??
    Muito obrigado.

  • Alberto Dias

    to desempregado tenho 62 anos, e 30 de contribuição, queria aposentar proporcional, meu último salário 3.300,00. em média qual seria o valor da aposentadoria?

  • José Wellyngton

    Caro Sr. Waldemar, tenho 48 anos e contribuo desde 1996. Posso entrar com o pedido de aposentadoria proporcional? Como aposentado poderia solicitar o visto de moradia em Portugal.

  • Aruan Felix

    alguém pode me tirar uma duvida?
    possuo 422 contribuições (nenhuma em duplicidade)=422/12=35,16 anos.
    porem contando como tempo corrido da 34 anos
    qual a contagem será considerada para aposentar por tempo de contribuição

  • Vicente Manhães

    Boa tarde !
    Sr. Waldemar.
    Tenho 60 anos, meu tempo de contribuição até 09/05/2012 é de 26 anos 3 meses e 4 dias, tenho direito a aposentadoria proporcional ?

  • Thay Paula

    Boa tarde doutor Waldemar, meu pai tem 45 anos com 27 anos de contribuição, com quantos anos ele pode aposentar com 80%

  • Luzia Fidelis

    Bom dia doutor Waldemar, tenho 49 anos e 25 anos e meio de contribuição posso me aposentar com a proporcional, pois comecei a trabalhar com carteira assinada em 07/1985.Obrigada.Aguardo seu retorno.

  • Francisco Pinto

    Boa tarde sou mulher tenho 50 anos e tempo de contribuição 29 anos e 6 meses posso pedi minha aposentadoria antecipada ? Eu irei perde muito?

  • Elizete Regina Iervolino

    Bom dia, sou mulher tenho 50 anos e tempo de contribuição de 30 anos e 4 meses, tempo de contribuição até a lei 9876/99 de 13 anos e 10 meses.
    Quanto tempo devo trabalhar para me aposentar com 80%?
    elizeteregina@purkyt.com

  • Cyntia Lais Aubim

    Boa tarde, sou mulher, faço 25 anos de contribuição em fevereiro/2018, foi admitida no serviço público em 16.04.1993, será que consigo aposentar?

  • Ligia Bastos

    obrigada pelo esclarecimento.

  • Silvana Areias

    Parabéns DR. Waldemar Ramos junior, super explicadíssimo me ajudou muito obrigado, Deus o abençõe.

  • Marcelo Dias Da Silva Porto

    minha esposa tem 54 anos ela começou a trabalhar em 97 e já tem 23 anos quase 24 ela já pode se aposentar antes dessas transição do final do mês e qual é o calculo para saber quanto ela ira receber de aposentadoria bom dia responda por gentileza e seja um pouco claro pois eu tive um avc por favor obrigado

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Nós adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.