3 passos para planejar aposentadoria idade
Já sabe que vai aposentar em breve, mas não sabe nem por onde começar? Hoje te ajudaremos com alguns passos para planejar aposentadoria idade.
Segura o caderno e fica atento à dica inicial: já baixou o aplicativo MEU INSS? É fundamental estar com a senha de acesso em dia para aproveitar todos os recursos disponíveis online.
Já não é mais necessário se deslocar até a uma agência física do INSS para grande parte dos serviços de Previdência social, da mesma forma que um planejamento de aposentadoria também pode ser feito à distância. Vamos entender?
Primeiro passo: organizar datas
Você pode escolher o que for mais fácil para você: montar uma tabela, escrever em uma folha de papel, abrir um documento em branco no computador. Isso é ótimo para planejar aposentadoria idade, ou qualquer outra!
Planejar a aposentadoria começa com datas.
Quando é que você deu entrada no primeiro trabalho formal? Existe período sem contribuição? Sem carteira assinada?
Existem contribuições independentes? Ou pagas em atraso? Tem tempo especial? Serviu como Militar, professor, trabalhou com exposição a risco grave, por exemplo?
Tudo isso pode ser separado por períodos data a data, principalmente se durante o histórico profissional existe muita alternância entre trabalho formal e informal, autônomo e subordinado, atividade e inatividade, rural e urbano.
Aqui, por exemplo, ensinamos a contar tempo de contribuição e carência para o INSS.
Quanto mais diverso forem os dados do segurado, mais necessário será se organizar sobre tempo de contribuição, padrão esperado de renda, quantias pagas, plano de previdência desejado, valores restantes a contribuir.
A aposentadoria é um benefício que começa ainda no planejamento financeiro.
Organizou datas ou não precisa, porque está tudo certo com a carteira de trabalho ou com o CNIS? É hora de verificar a lista de documentos.
Segundo passo: documentos
É bom dividir os segurados em dois grupos: o grupo dos prontos e o grupo dos que tem pendências.
A lista de documentos depende muito se o segurado está esperando, ou se precisa resolver informações em branco, ou com contradição, na base de dados do INSS.
Por exemplo: Juliana passou por um processo trabalhista que foi finalizado com um acordo judicial em 2006, gerando 3 anos de anotação na carteira de trabalho dela.
Apesar disso, o período entre 2006 e 2009 está em branco no CNIS de Juliana, que é o principal extrato das informações de trabalho e Previdência no Brasil.
Então será necessário que ela peça ao INSS o reconhecimento correspondente para gerar tempo contribuído para aposentadoria desde 2006 a 2009.
Pode ser que ela nem vai precisar também. Lembra que pela regra de transição, a mulher precisa de 15 anos de contribuição? Talvez Juliana já tenha o suficiente.
Mas atenção! Quando falamos em alguém que quer se aposentar, é importante entender o padrão de vida e calcular a chance do melhor benefício de acordo com a realidade.
Por isso, três anos de contribuição podem melhorar o salário de benefício de Juliana, o que nada mais é que o pagamento dela ao se aposentar, é aquilo que ela vai sacar efetivamente no início do mês pelo INSS.
Conferir a aplicação do tempo no valor final é uma ótima dica para planejar aposentadoria idade considerando o resultado financeiro.
Além disso, tudo que pode interferir no padrão de vida depois de aposentado precisa e pode ser considerado, por exemplo: o segurado tem previdência privada? Já foi afastado pelo INSS com benefício e o período não consta?
Nem sempre o melhor programa de investimento tem por base aposentadoria imediata. Dependendo do caso, compensa continuar a contribuir e planejar aposentadoria idade lá na frente.
Os principais documentos para planejar aposentadoria idade são:
- CNIS – extrato INSS para entender pendências;
- Carteiras de trabalho ou extrato CTPS digital;
- Extrato FGTS;
- Documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência, carnês de contribuição);
- Declaração ou registro de conselho de classe, sindicato;
- Cópia de sentença trabalhista se houver;
- PPP para tempo de atividade especial;
- Qualquer recibo, nota, registro sobre terra, arrendamento ou produção rural.
Por último: qualquer outro documento que faça prova ou solucione falha, lacuna ou dúvida sobre carência, tempo contribuído ou atividade profissional são muito bem-vindos.
Terceiro passo: calcular todos os cenários
O terceiro e principal passo é para o segurado descobrir como e quando irá se aposentar.
Vamos dar o exemplo de Camilo.
Camilo começou a trabalhar na roça aos 16 anos, mas aos 21 foi contratado por uma pizzaria na cidade mais próxima.
Aos 25 foi promovido a gerente, e aos 28 pediu demissão para abrir o próprio negócio. 20 anos depois, precisou cuidar de um parente adoentado e resolveu passar o ponto adiante, matriculou-se em um curso superior EaD enquanto investia em uma loja digital de camisetas para passar mais tempo em casa.
Hoje aos 65 anos, a idade mínima com que o homem pode se aposentar no Brasil, Camilo conta com tempo de contribuição rural e urbano, carteira registrada e período como autônomo.
Porém Camilo nunca pagou contribuição enquanto morava na roça, o sítio era arrendado e seus pais vendiam a produção para um vizinho, que sempre comprava sem nota de produção.
Além disso, desde que fechou a pizzaria, Camilo parou de pagar INSS, o que fez com que os últimos cinco anos estivessem em branco no CNIS.
Dessa forma, Camilo tem vários cenários possíveis para calcular: ele se beneficiaria mais com a aposentadoria urbana ou híbrida?
Pode pagar os últimos cinco anos para planejar aposentadoria idade, mesmo já tendo 15 anos de carência? Ou vale a pena poupar e voltar a pagar só daqui em diante? Com qual valor pode contribuir?
Qual o melhor valor calculado para se aposentar? Qual pedágio a reforma da Previdência oferece para Camilo? Quanto precisa poupar e investir para parar de trabalhar?
É viável aposentar agora e continuar a trabalhar rumo à terceira idade? Como ficam os dependentes de Camilo já que ele parou de pagar INSS nos últimos 5 anos?
É por todas essas perguntas que ele deve fazer um planejamento. Isso porque ainda dá tempo de se preparar para receber o melhor valor de pagamento pelo INSS.
Quanto antes você começar, mais fácil é pensar na vida financeira no futuro.
Lembre-se de que ao longo do caminho as regras do INSS estão sempre mudando, por isso a calculadora do seu benefício depende não só de chegar o momento de acesso a ele, mas também da organização de datas, documentos e qual legislação utilizar por período.
Como funciona o cálculo no planejamento da aposentadoria?
Planejar aposentadoria idade é preparar todo o contexto e toda a informação disponível para um cálculo seguro de aposentadoria do INSS.
Basicamente, todos os elementos que já existam, ou que ainda podem existir, relacionados à contribuição e à idade são colocados na ponta do lápis para simular:
- Data provável para pedir o melhor benefício;
- Valor mais alto dentro das possibilidades de benefício;
- Quanto custa esperar mais para aposentar com um valor mais alto;
- Quanto tempo demora atingir o valor mais alto;
- Pedágios;
- Pendências a resolver;
- Pedidos prévios a solicitar (judicial ou INSS);
- Correção de dados;
- Possibilidade de contribuição retroativa com juro e multa;
- Regularização profissional
É por isso que o segurado pode começar a investir num futuro tranquilo por meio de um planejamento. O ideal é se preparar antes do primeiro pedido, para depois evitar revisões desnecessárias e prejuízo financeiro.
Conclusões sobre planejar aposentadoria idade
Ainda é ativo no mercado de trabalho e acha que começar a se planejar para daqui um ou dois anos é muito cedo? Hoje vimos que planejar aposentadoria idade, ou simplesmente começar a planejar a aposentadoria, é um gesto de precaução e de cuidado com o futuro.
Trouxemos três passos fundamentais:
- Organização;
- Documentos;
- Cálculos
Hoje existem advogados especialistas apenas em cálculos de plano de aposentadoria, que podem contribuir com a aposentadoria ideal e te ajudar a ter uma renda mensal compatível com o seu melhor direito.
Ainda com dúvidas sobre planejar aposentadoria idade, reforma da Previdência, ou planejamento de modo geral? Separamos um material incrível para você:
4 dúvidas sobre aposentadoria por idade INSS 2023 (saberalei.com.br)